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A Orquestra e a vida: Percursos juvenis na Orquestra Geração

Na senda de uma sociologia da pluralidade disposicional, à qual se acrescenta a relevância do projeto e da construção de campos de possibilidade para a ação, analisam-se percursos juvenis de orquestra com basem retratos sociológicos, reconstituindo as transferências disposicionais entre os múltiplos processos e contextos de socialização, tendo por base a experiência na Orquestra Geração, projeto musical de inserção social com origem no El Sistema venezuelano.

Assim, resgata-se a origem das disposições, bem como a força dos contextos da sua ativação (ou inibição), a par do seu potencial de transferibilidade para outros quadros de socialização. Conclui-se com o forte impacto da experiência orquestral na formação de novas competências e disposições, em desigual grau de intensidade consoante os atores, a singularidade dos seus percursos e os contextos em que se movem.

Palavras-chave: socialização, disposições, música, escola.

Referência: LOPES, J. T. et al. SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.º 86, p. 91-108, 2018. DOI: https://doi.org/10.7458/SPP2018868454

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