Na senda de uma sociologia da pluralidade disposicional, à qual se acrescenta a relevância do projeto e da construção de campos de possibilidade para a ação, analisam-se percursos juvenis de orquestra com base em retratos sociológicos, reconstituindo as transferências disposicionais entre os múltiplos processos e contextos de socialização, tendo por base a experiência na Orquestra Geração, projeto musical de inserção social com origem no El Sistema venezuelano.
Assim, resgata-se a origem das disposições, bem como a força dos contextos da sua ativação (ou inibição), a par do seu potencial de transferibilidade para outros quadros de socialização. Conclui-se com o forte impacto da experiência orquestral na formação de novas competências e disposições, em desigual grau de intensidade consoante os atores, a singularidade dos seus percursos e os contextos em que se movem.
Palavras-chave: socialização, disposições, música, escola.
Referência: LOPES, J. T. et al. SOCIOLOGIA, PROBLEMAS E PRÁTICAS, n.º 86, p. 91-108, 2018. DOI: https://doi.org/10.7458/SPP2018868454