Arquitetura de governança e funcionamento
A Arquitetura de governança e funcionamento do Observatório de Juventude de Fortaleza expressa a forma como ele coordena esforços, articula e engaja partes interessadas (em roxo) e desenvolve as suas atividades principais (em laranja) para garantir direitos e construir cidadania.
O Observatório de Juventude de Fortaleza, em conformidade com o Decreto 15.083, de 12 de agosto de 2021, está dividido em 2 macrofunções: Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa, e Agência de Captação e Comunicação. E para o exercício dessas macrofunções, o Observatório divide-se em 6 núcleos de trabalho, além de contar com a atuação de uma equipe técnica de composição mista, formada por representantes da Secretaria Municipal da Juventude, do Comitê Executivo Municipal de Prevenção a Homicídios na Adolescência - CEMPHA, e de parceiros institucionais e interinstitucionais.
As principais atribuições do Observatório de Juventude de Fortaleza e a interação dele com a Secretaria Municipal da Juventude e com o CEMPHA permite compreender o ciclo de suporte institucional e de realização conjunta.
A interação entre os Núcleos do Observatório e a Equipe Técnica Mista prevista no decreto 15.083/2021 é peça-chave para o alcance dos resultados estratégicos em prol da juventude de Fortaleza.