Principais fatos
2007
Criação da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude
Em 2007, foi criada a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, tendo a responsabilidade de desenvolver e coordenar políticas públicas voltadas para jovens, como forma de garantir direitos e construir cidadania.
2007
Julho de 2007
Instituição do Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude (PIPPJ)
2009
Inauguração do Primeiro Cuca
Inaugurado em 10 de setembro de 2009, o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) Barra foi criado com o objetivo de proporcionar a vivência plena da condição juvenil, através da disposição de novos espaços e alternativas de desenvolvimento sociocultural e econômico.
2009
2013
Início do Juventude na Onda
Em 2013, o Projeto Juventude na Onda teve seu início com um lançamento para mais de 400 jovens no Beach Park. Com o objetivo de equipar as escolas de surf na região da orla de Fortaleza, esse projeto tem a intenção de transformar essas escolas em centros de aprendizagem e realizar ações sustentáveis de inclusão social para os jovens surfistas.
Julho de 2013
Início do Academia Enem
Em 21 de julho de 2013, o Programa Academia ENEM teve seu início oficial, contando com a participação de mais de seis mil inscritos. Esse programa é um curso gratuito, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, voltado para orientar e preparar os jovens estudantes, em especial os da rede pública de ensino, para ingressar na educação superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares em geral.
Julho de 2013
Fevereiro de 2014
Início da Rede Cuca
Em 21 de fevereiro de 2014, os Cucas Mondubim e Jangurussu foram inaugurados, o que marcou o início da Rede Cuca, uma rede de proteção social e oportunidades para a juventude, formada pelo Cuca Barra (Regional I), Cuca Jangurussu e Cuca Mondubim, aproximando as políticas públicas de juventude das Regionais I, V e VI, onde estão cerca de 400 mil jovens - mais da metade da população entre 15 e 29 anos de Fortaleza.
Outubro de 2015
Estreia do programa Conexões Periféricas na TV Ceará
Em 17 de outubro de 2015, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Rede Cuca, e a TV Ceará lançaram o programa Conexões Periféricas. Produzido por jovens dos Cucas, o programa com 30 minutos de duração aborda os assuntos relacionados às culturas juvenis das periferias de Fortaleza de forma singular. Essa iniciativa proporciona aos jovens participarem de atividades de formação e produção em audiovisual, tendo contato direto com informação, produção de conteúdo e o mercado de trabalho da área da comunicação.
Outubro de 2015
Janeiro de 2016
Lançamento do aplicativo Rede Cuca
A Coordenadoria de Juventude de Fortaleza lançou um aplicativo que possui informações sobre os espaços dos Cucas, chats, vídeos, músicas, postagens da fanpage, notícias do site, linhas de ônibus que passam nos equipamentos, agendas, lista de cursos e práticas esportivas.
Abril de 2016
Início do projeto Coparena
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, em parceria com o Sistema Jangadeiro de Comunicação, realizou o primeiro Campeonato de Futebol Não Profissional Copa Arena – Fortaleza da Juventude. O evento teve como objetivo congregar os desportistas de todas as regionais da cidade, promovendo uma grande festa no futebol em prol da cultura de paz. Esse projeto envolveu 25 mil pessoas, entre profissionais, atletas, coordenadores, torcedores e familiares.
Abril de 2016
Maio de 2016
Lançamento do aplicativo do Academia Enem
A Coordenadoria de Juventude lançou o aplicativo para dispositivos móveis do projeto Academia Enem. Com ele, os alunos do projeto contam com um meio interativo para saber as novidades e as informações necessárias sobre as aulas, além de videoaulas, os ônibus disponíveis próximos aos locais dos encontros, além de um espaço específico para interação pelo uso da hashtag #AcademiaEnem.
Junho de 2016
Primeira Olimpíadas da Juventude
Em 4 de junho de 2016, ocorreu a primeira edição das Olimpíadas da Juventude de Fortaleza, a maior competição esportiva da Rede Cuca e a segunda a maior de todo o Ceará. O evento consolida as ações esportivas desenvolvidas e mostra o potencial de mobilização da Rede, fortalecendo as políticas públicas de juventude de Fortaleza. Além disso, tem como missão integrar a comunidade aos equipamentos da Rede Cuca e incentivar os jovens a adotar um estilo de vida saudável por meio do esporte, assim como promover uma cultura de paz.
Junho de 2016
Julho de 2016
Primeiro Festival de Música da Juventude
Esse projeto tem como objetivo aprimorar, desenvolver e incentivar talentos jovens da cultura musical local, além de contribuir para a formação dos artistas selecionados no sentido de desenvolverem melhor suas habilidades artísticas e capacidades técnico-produtivas para inserção no mercado musical.
Agosto de 2016
Primeiro Viradão da Juventude de Fortaleza
O I Viradão da Juventude de Fortaleza aconteceu no mês de agosto de 2016, na Rede Cuca. Ele teve como objetivo envolver ainda mais a juventude em práticas direcionadas à música, dança, teatro, literatura, esporte e empreendedorismo. Foram 24 horas de uma programação diversificada, iniciando numa sexta-feira e encerrando no sábado, com oficinas, rodas de conversa, cinedebates, aulas de dança, práticas esportivas, além de atrações musicais, exposições e mostras de filmes.
Agosto de 2016
Dezembro de 2016
Primeiro Circuito Juventude Ativa de Skate
Esse projeto tem como objetivo levar aos jovens fortalezenses mais competições saudáveis, diversão e muita qualidade de vida. Além disso, ele busca fomentar o esporte entre os jovens e estimular a prática do skate na cidade, fortalecendo o vínculo desse público com o poder público, favorecendo a participação e engajamento em outros projetos e oportunidades disponíveis.
Janeiro de 2017
Lançamento do edital Juventude Sem Fronteiras
Em 17 de janeiro de 2017, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude, lançou o Edital Juventude Sem Fronteiras. O objetivo era selecionar 100 alunos do programa Academia Enem (AE), de 2015 e 2016, para participar de intercâmbio internacional no Canadá ou Espanha. Os jovens selecionados foram estudar oito semanas no respectivo país, com despesas pagas e uma ajuda de custo.
Janeiro de 2017
Fevereiro de 2019
Primeira Edição dos Jovens Articuladores de Saúde
Esse projeto promove a seleção de pessoas inclusas na faixa etária entre 16 a 25 anos com o objetivo de fortalecer a rede de atenção primária do município, estimulando o protagonismo juvenil. Assim, essa ação pretende promover saúde e prevenir, além de doenças, situações de risco próprias da juventude em territórios de alta vulnerabilidade da Cidade.
Maio de 2019
Criação do Programa Bolsa Jovem
Criado em maio de 2019, o Bolsa Jovem tem o objetivo de garantir aos jovens de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade, condições para o pleno desenvolvimento das suas habilidades individuais por meio da concessão de benefício financeiro, visando a redução das desigualdades e promovendo a inclusão juvenil.
Maio de 2019
Dezembro de 2020
Inauguração do Cuca do José Walter
Em 16 de dezembro de 2020, foi entregue o quarto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Cidade. O equipamento, instalado no bairro José Walter, promoverá formação cultural e inclusão social por meio de práticas esportivas e cursos em diversos campos.
Agosto de 2021
Regulamentação do Observatório de Juventude de Fortaleza-CE
O Decreto Municipal n.º 15.083, de 12 de agosto de 2021, foi publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza. Esse decreto regulamenta os procedimentos de implantação e funcionamento do Observatório de Juventude de Fortaleza-CE, no âmbito do poder executivo municipal e dá outras providências.
Agosto de 2021
Outubro de 2021
Juventude Digital se torna política pública permanente de Fortaleza
Em 13 de outubro de 2021, foi sancionado o projeto que lei que cria o programa Juventude Digital como política pública permanente de Fortaleza. A iniciativa tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda por meio de cursos gratuitos nos formatos on-line, presencial e híbrido. O programa é fruto da parceria da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Dezembro de 2021
Criação da Secretaria Municipal da Juventude
Em 13 de dezembro de 2021, a partir da lei complementar nº 327, em seu art. 4º, foi criada a Secretaria Municipal da Juventude.
Dezembro de 2021
Dezembro de 2021
Primeiro JuvFest
A Prefeitura de Fortaleza realizou em 14 a 16 de dezembro de 2021, o JuvFest, primeiro festival das juventudes da Capital. Por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), o evento, de caráter formativo, ocorreu em todos os espaços do Cuca José Walter e contou com palestras, bate-papos, oficinas, lançamentos, experiências imersivas, exibição de filmes, ações culturais e muitas outras atividades.
Março de 2022
Previsão de inauguração do Cuca do Pici
O quinto Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da cidade está com inauguração prevista para março de 2022. O equipamento, em construção no bairro Pici, fortalecerá o protagonismo da juventude da Capital por meio de políticas de inclusão social.
Março de 2022