A pesquisa, baseada na teoria funcionalista dos valores, caracterizou a importância concedida por adolescentes de diversas posições sociais aos valores, considerados como princípios-guia individuais. Os participantes foram 736 estudantes secundaristas (51,5% mulheres, média de idade: 16 anos) de Uberlândia, Brasil, que responderam uma versão adaptada do Questionário de Valores Básicos (QVB) e forneceram informações familiares sobre renda e escolaridade. Os dados foram tratados a partir de estatística descritiva e análise das correspondências.
Os resultados indicam consensos e maiores proporções de alta importância para alguns valores centrais, suprapessoais, interacionais e de realização, corroborando pesquisas anteriores. Foram observadas variações em valores normativos como religiosidade e tradição, cuja importância decresce à medida que aumentam renda e escolaridade. Essa relação é discutida em termos das funções motivadoras, conformistas e ideológicas da religião.
Palavras-chave: valores, adolescentes, classes econômicas, escolaridade (Tesauro Ciencias Sociais da Unesco)
Referência: WACHELKE, J. Relações entre prioridades de valores de adolescentes e posições sociais de renda e escolaridade. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud , [S. l.], v. 16, n. 2, p. 913–927, 2018. DOI: https://doi.org/10.11600/1692715x.16218. Disponível em: http://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/3327. Acesso em: 23 dez. 2021.