Estudo de caráter exploratório que tem como objetivo analisar as temáticas abordadas em vídeos produzidos por youtubers brasileiros. Foram levantados os 10 principais canais para o público jovem na plataforma de vídeos YouTube, de 19 de março de 2019 até 08 de abril de 2019, criados e apresentados pelos chamados youtubers.
Após seleção e análise foram obtidas as seguintes categorias: cultura tecnológica, relações familiares e sexualidade. Os vídeos possuem expressivo número de visualizações e abordam temáticas de interesse do público jovem, porém revelam carência de fundamentos teórico-científicos sobre as implicações que têm em sua saúde mental. Conclui-se que é preciso inserir os pais e os jovens em discussões de educação digital, de modo a conscientizá-los dos possíveis riscos provocados por alguns conteúdos e a dialogarem a respeito do uso consciente e saudável da tecnologia.
Palavras-chave: Adolescência; Acesso à internet; Comportamento; Promoção da saúde; Psicologia.
Referência: SILVA, C. M.; BENETTI, R. G. B.; CORTELLETE, C.; LUCENA, T. R. F.; MILANI, R. G. Youtubers e juventude: uma análise dos vídeos mais populares e suas implicações na saúde mental. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 446-462, abr./jun. 2021.