Esta publicação reúne textos que abordam a inserção da temática juventude no âmbito das políticas sociais brasileiras. A primeira seção apresenta uma abordagem ampla sobre a matéria, recuperando os conceitos de juventude que têm servido como balizas operacionais para a atuação de governo e propondo a identificação das principais questões que afetam os jovens brasileiros na atualidade.
As dez seções seguintes analisam as ações voltadas para a juventude executadas pelo governo federal nas várias áreas de corte social (educação, trabalho, saúde, assistência social, cultura, segurança pública etc.), colocando em perspectiva a adequação entre os temas que interessam à juventude e a forma como as políticas sociais têm lidado com o público jovem em suas estratégias de atuação. A última seção apresenta um balanço da Política Nacional da Juventude implementada pelo governo federal desde 2005, trazendo à luz alguns de seus principais avanços e as maiores dificuldades enfrentadas até o momento.
Referência: DE CASTRO, Jorge Abrahão; AQUINO, Luseni. Juventude e políticas sociais no Brasil. Texto para Discussão No. 1335, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2008.