Drogadição e juventude: uma leitura integrativa entre os saberes das políticas públicas sociais no campo da saúde e da educação

A contemporaneidade tem colocado novos desafios no modo como certos problemas são abordados, dada a complexidade que assumem, exigindo o esforço de evitar simplificações reducionistas. A exemplo, a temática ‘drogadição e juventude’, a qual exige a necessidade de uma intervenção ampliada, por meio do diálogo entre múltiplos aportes teórico-técnicos e legais, o que inclui ações e políticas públicas intersetoriais entre a saúde e a educação.

Neste estudo, analisou-se a relação entre drogadição e juventude na realidade atual, a partir de um enfoque integrativo entre saúde e educação, visando apontar possibilidades de ações interventivas e interdisciplinares na prevenção e assistência às vítimas dessa situação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, construída em diálogo com autores, como: Bastos et al. (2017), Büchele; Coelho; Lindner (2009), Castro (2008), Henriques; Rocha; Reinaldo (2016), Medeiros et al. (2013), Moreira (2019), Laranjeira et al. (2003), Rocha (2015), Vasters; Pillon (2011), entre outros; além da análise de documentos oficiais, de caráter normativos e orientadores, propostos pelo Ministério da Saúde (MS) (BRASIL, 2001; 2003; 2004; 2010; 2011; 2015; 2019), a fim de responder ao seguinte questionamento: Como cada área (saúde e educação) trata a questão da drogadição e da juventude na realidade atual? E, principalmente, como intervir nessa realidade, de forma interdisciplinar? O uso de drogas pelos jovens ultrapassa as motivações dos indivíduos singulares e precisa ser visto como uma doença crônica e recorrente, com sérias consequências pessoais e sociais, associado à múltiplas facetas da vida cotidiana, o que exige, para a sua plena superação, o investimento e fortalecimento de políticas públicas sociais, materializadas em ações de prevenção, contrárias à culpabilização dos sujeitos, oferecendo subsídios para o enfrentamento da vulnerabilidade a qual os sujeitos estão inseridos.

Palavras-chave: Drogadição, Juventude, Saúde, Educação, Políticas públicas.

Referência: LIMA, F. R.; SOUSA, D. J. Abuso de drogas e juventude: uma leitura integrativa entre os saberes das políticas públicas sociais no campo da saúde e da educação. Brazilian Applied Science Review, v.4, n.3, p.1115-1129, Curitiba, 2020.