Anais do III Seminário da Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Diferença e Violência

Um desafio que se impõe à academia em vários campos de pesquisa é encontrar metodologias que sejam mais adequadas ao estudo da complexidade do mundo atual. Nesse sentido, como parte da complexidade do mundo atual os direitos humanos apresentam-se como um tema complexo por ser multifatorial em sua concepção e aplicação na realidade.

O presente artigo fará uma análise sobre como os direitos humanos, como um tema complexo, são implementados pela Secretaria Municipal de Educação de Goiânia – Goiás a partir do estudo das representações sociais presentes nessa rede de ensino, discutindo qualitativamente, as possibilidades e limites do uso da Teoria das Representações Sociais para o estudo sobre direitos humanos.

Palavras-chave: Direitos Humanos, Representações Sociais, Metodologia.

Referência: Anais do III Seminário da Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Diferença e Violência do Programa de pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), 2014.