Neste artigo se realiza uma análise histórico-comparada entre a Colômbia e o Brasil sobre a evolução das condições da educação rural e da permanência de jovens no território rural, entre os anos de 2006 e 2019. O estudo baseou-se em fontes secundárias e bases de dados da CEPAL, IBGE e OCDE para promover análises gráficas.

O texto culmina identificando as causas da evasão escolar de jovens rurais nos dois países e a influências da realidade política, social e econômica brasileira e da violência rural na Colômbia sobre esta migração. Por fim, apresenta-se uma análise do contexto educacional vigente nos dois países.

Palavras-chave: Brasil, Colômbia, educação, juventude rural, migração.
Referência: Triana Riveros, J. L., Brisola, M. V. y Valle Lima, S.M. (2020). Evolução da permanência e educação da juventude rural no Brasil e na Colômbia: uma análise histórico-comparada. Cooperativismo & Desarrollo, 28(118), 1-19.