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Juventude e formação: a política pública de formação profissional como cenário

O estudo objetivou caracterizar a formação oferecida pela Política Pública de Formação Profissional por meio de uma pesquisa documental nos programas que a compõem. Foram acessados: relatórios, legislação, manuais, atas, projetos políticos pedagógicos, dados de inserção e sites. Realizou-se uma Análise de Conteúdo Temática e os dados foram analisados meio do programa QDA Miner.

Os resultados apontaram que a Política colabora com a qualificação profissional juvenil, mas também serve ao capital na medida em que massifica os cursos profissionalizantes e utiliza-os como forma de enriquecimento e produção de mão de obra barata. Conclui-se ser necessário superar a visão reducionista de que a falta de qualificação é a responsável pelo desemprego, deixando-se desviar das determinações estruturais e de precarização. Discute-se a necessidade de ultrapassar a certificação vazia, contemplando o jovem como sujeito social nesse processo de formação, para que, assim, esta possa acontecer concretamente.

Palavras-chave: jovens; formação profissional; políticas públicas.
Referência: PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P.; MACÊDO, O. J. V.; LUCAS, A. P. Juventude e formação: a política pública de formação profissional como cenário. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v.10, n.1 p. 153-172, Abril/2019.

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