Boletim Informativo de Saúde do Adolescente/Jovem

Em época de distanciamento social devido à pandemia do COVID 19, torna-se necessário repensar o modo de funcionamento das políticas públicas para garantir e promover o direito de adolescentes e jovens, com implementação de medidas de adequação, que visem o fortalecimento do acolhimento institucional e das medidas protetivas, mesmo que através do uso de mídias sociais, num trabalho de rede, com integração das esferas municipal, estadual, federal e da comunidade, englobando diversas políticas e tecnologias.

Muitas vezes, por serem considerados saudáveis e fora do grupo de risco, os adolescentes e jovens não tem a devida atenção e não são reconhecidos em sua especificidade etária. Porém, além de passarem por um período de descobertas e crescimento, com experiências diferenciadas e com significados específicos, de acordo com a trajetória pessoal, familiar, social, econômica e cultural de cada um, muitos passam por diversas situações de vulnerabilidade, com dificuldades de acesso à renda, ensino e alimentação, situações de discriminação e preconceito, aumento da violência doméstica, entre outras questões. Temos que nos atentar que eles são drasticamente impactados pelos efeitos desta crise econômica/social devido à pandemia.

Referência: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS. Saúde Mental e Dicas de Como Enfrentar de Forma Saudável a Pandemia de Coronavírus. Boletim Informativo de Saúde do Adolescente/Jovem , Goiânia, p. 1-5, jun 2020.