A missão do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) inicia com o trecho “Promover a competência....”, o que revela um dos princípios norteadores do instituto, cuja atuação está embasada na disseminação da informação e na transferência de tecnologia. Assim, em todos os projetos firmados pelo Ibict está presente tal princípio, em especial em etapas voltadas à disseminação dos conhecimentos resultantes da pesquisa por meio de documentação técnica e científica. De modo semelhante, a transferência de tecnologia também se dá pelo estreito relacionamento entre a equipe do Ibict e das instituições parceiras, tanto o pessoal da técnica quanto o da tecnologia.
No caso específico do projeto firmado entre o Ibict e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), e que atualmente está sob a coordenação da biblioteca do órgão, uma etapa do projeto é destinada à disseminação do modelo criado para o projeto e a transferência de tecnologia, e isso ocorre em vários níveis. Cabe ressaltar que tal disseminação é um processo estruturalmente bem estabelecido em projetos de pesquisa, com atividades e produtos próprios, geralmente de cunho científico. A transferência de tecnologia, por sua vez, também tem as suas especificidades, com produtos e atividades específicos.
Referência: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Relatório técnico nº 06/2020: relatório sobre disseminação e transferência de tecnologia (meta 6). Brasília: [s. n.], 2020. 9 p.