Secretaria Nacional da Juventude: Balanço da Gestão 2013

O ano de 2013 foi marcado pelas manifestações de rua, pela efervescência da juventude num processo que culminou na ampliação do diálogo direto com o governo. As demandas variaram nas diferentes regiões do país, mais e melhor transporte urbano, educação, saúde foram algumas dessas reivindicações, bem como a preocupação com a violência que mata uma parcela importante da nossa juventude negra. As políticas públicas estão no centro das respostas desejadas por esses jovens do poder público.

O crescimento do tema juventude na agenda publica, especialmente a partir das manifestações de junho, os rolezinhos e o crescente debate do tema da violência, contribuiu para a aproximação direta da Presidenta da Republica e os movimentos e organizações juvenis, materializados em 3 reuniões da Presidenta Dilma com um conjunto de organizações, desde a associação dos rolezinhos, o MPL até as centrais sindicais, movimentos rurais, estudantil, juventudes partidárias, redes e fóruns. Inovando na forma de promoção do diálogo entre governo e a juventude a SNJ lançou em 17 de julho de 2014 o Participatório o Observatório Participativo da Juventude.

Sem dúvida a grande conquista de 2013, e grande destaque da ação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) foi a votação, no Senado e na Câmara Federal, e a sansão do Estatuto da Juventude por parte da presidenta Dilma Rousseff, em resposta a uma luta de quase 10 anos. Também registramos, no campo da Institucionalidade das Políticas Públicas de Juventude, a Portaria de indicação dos representantes do Comitê Interministerial das PPJ, publicada no Diário Oficial da União em 26 de setembro de 2013.

Internamente a equipe da SNJ demonstrou um grande amadurecimento no desempenho profissional e político de suas funções. As áreas específicas, em suas ações, incorporaram o sentido de continuidade de processos, desde a realização das atividades até as respostas às demandas da juventude para atualizar as pautas das políticas públicas de juventude como política de Estado, sendo este o nosso maior desafio. Em 2013 vários eixos nortearam as ações da SNJ com destaques para as áreas de atuação da Secretaria, como veremos a seguir.

Referência: BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Relatório de gestão 2013. Brasília: [s. n.], 2013. 72 p.