ptenfrdees

Juventude e mercado de trabalho no Brasil: formação e empregabilidade

Recorrentes crises econômicas impactam a sociedade atual em diversos aspectos. Neste cenário, as nações são altamente afetadas pelo desemprego, que por sua vez é uma das principais características do atual sistema econômico capitalista. Em conjunto, inovações trazidas por novos modelos de produção e gestão, impulsionados pela revolução da microeletrônica e da tecnologia da informação, também influenciam na criação ou redução de postos de trabalho. O desemprego abrange a sociedade como um todo, porém alguns grupos são mais afetados, como a juventude.

Os jovens da atualidade buscam a inserção no mercado de trabalho sem experiência e qualificação, justamente em um cenário em que, segundo pesquisas, 50% dos empregadores solicitam experiência na função como pré-requisito de contratação. Utilizando uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, o presente trabalho buscou como objetivo principal identificar os diferentes aspectos que envolvem as particularidades dos jovens brasileiros e os principais fatores que envolvem a inserção destes indivíduos no mercado de trabalho atual. Para isso, foi abordado o desenvolvimento histórico da evolução do trabalho e suas interações com o sistema capitalista, assim como as principais alterações nas relações de trabalho, onde foram discutidas as projeções do trabalho no futuro da sociedade e os impactos causados pelas novas formas produtivas e a tecnologia da informação. Foram abordados temas relacionados com a interação dos jovens com a educação e o mercado de trabalho no Brasil. Discutiu-se o que é hoje a juventude brasileira e a qualidade da educação disposta aos indivíduos deste grupo, assim como a sua abrangência na população jovem do Brasil. Por meio de uma ampla utilização de dados secundários dos principais órgãos de pesquisas sociais nacionais, realizou-se uma análise do emprego e do mercado de trabalho brasileiro, evidenciando os aspectos influenciadores do desemprego jovem, onde se conclui que o jovem brasileiro não se insere no mercado de trabalho principalmente por falta de experiência, qualificação e ausência de postos de trabalho.

Palavras-chave: Desemprego, Juventude - Emprego, Mercado de trabalho, Unemployment, Youth – Employment, Labor market.

Referência: RODRIGUES, T. M. Juventude e mercado de trabalho no Brasil: formação e empregabilidade. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2017. <https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19868>.

Acesse o conteúdo



SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Endereço: Rua dos Manguezais, S/N - São João do Tauape, 60135-645
Funcionamento: 08 às 12h e 13 às 17h
Telefone: (85) 3488-9665