O presente trabalho de tese aborda a qualificação profissional na perspectiva de um serviço público prestado à comunidade brasileira denominado ProJovem Urbano – PJU. O PJU é amplamente estudado na academia, já que foi uma das primeiras ações públicas concretas voltadas à juventude em situação de vulnerabilidade.

Para análise do caso estudado, foi utilizada como base teórica norteadora a Teoria do Desenvolvimento Situado proposta por Zaoual (2006), que considera que os projetos devem ser desenvolvidos a partir do entendimento das necessidades dos atores locais, compreendendo os sítios simbólicos de pertencimento através de uma racionalidade situada. Aborda-se também a teoria em torno da gestão e desenvolvimento de projetos, considerada na perspectiva de esta demandar novos indicadores de resultado para o andamento de projetos complexos, como é o caso daqueles voltados à Educação. Para o alcance dos fins a que essa tese se destina, utilizou-se, a partir de uma análise qualitativa, uma série de entrevistas semiestruturadas com 28 atores envolvidos diretamente como PJU de duas cidades de regiões distintas do Brasil, sendo elas João Pessoa – PB e Rio de Janeiro – RJ. Para a análise dos dados coletados, utilizou-se a abordagem da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), que teve a sistematização dos dados através do software de analise de conteúdo denominado Nvivo 11.4. Foi possível, desta forma, levantar elementos para a construção dos sítios de pertencimento na perspectiva dos atores locais. Isto permitiu ter como resultado a constituição de uma metodologia para levantamento do nível de pertença existente entre os atores participantes do projeto.

Referência: LYRA, Daíse Porto. Contribuição metodológica da teoria de desenvolvimento situado ao desenvolvimento e gestão de projetos em educação: estudo de caso Projovem urbano. Orientador: Marcos Pereira Estelita Lins. 2018. 231 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Pós-graduação em Engenharia de Produção, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.