Este trabalho de pesquisa pode ser identificado como um conjunto de esforços que visa levantar, registrar e tornar público, como se constitui a Educação Político-Estético da Periferia de Fortaleza, situado na Comunidade Poço da Draga; que é pejorativamente conhecida como “Favela do Baixa-Pau”, e tem como pano de fundo algumas reflexões sobre a cultura do olhar, objetivando investigar o modo o qual os sujeitos da periferia de Fortaleza, residentes na citada Comunidade, vêm a sociedade e são vistos por ela, na tentativa de construção da pertença, procurando situar esta Comunidade no contexto de uma discussão sobre periferia e cultura; para tanto, procura-se circunscrever o tema no bojo da dinâmica sociocultural contemporânea de Fortaleza.

Outra questão que este trabalho de pesquisa busca investigar é a resistência dos moradores da referida Comunidade, compreendendo os enfrentamentos com os poderes públicos e privado, bem como o processo de segregação da segregação, pertinente ao contexto de “favelização” existente dentro da própria Comunidade. Deste modo, elegemos quatro cenários para compor o campo de atuação da nossa busca investigativa que foram: a escola (a sala de aula, o grêmio, os banheiros, os corredores), lugar das idéias e dos ideais. A casa (a construção arquitetônica, os móveis e os utensílios, as estampas das paredes´, etc.), lugar que para as pessoas pobres é o porto seguro da família. A rua (os grafites, os espaços interditados na cidade – o dentro e o fora, os bailes funks e os shoppings centers.), a morada transitória de todos nós; assim como a favela é a morada definitiva dos barracos. E os corpos (roupas, adereços, tatuagens, cicatrizes, “piercins”), este veículo de nossa viagem geo-político-cultural.

Palavras-chave: Educação; Política; Estética; Periferia; Juventude; Poço da Draga(Fortaleza,CE) – Condições sociais; Poço da Draga(Fortaleza,CE) – Usos e costumes; Cultura popular – Poço da Draga(Fortaleza,CE; Artes e sociedade – Poço da Draga(Fortaleza,CE); Favelas – Aspectos sociais – Poço da Draga(Fortaleza,CE).

Referência: SILVA, Francisco José Chaves da. A educação político-estética da periferia de Fortaleza: reflexões sobre a cultura do olhar. 2007. 292f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.