O presente estudo investiga de que maneira os processos de formação e socialização vivenciados por jovens em instituições religiosas influenciam suas trajetórias de vida e projetos de futuro. Indo além de espaços tradicionalmente explorados pela Sociologia da Educação, procura-se entender como certas instituições religiosas configuram-se em espaços educativos, com pedagogias e metodologias próprias, que podem ter influência nas escolhas (pessoais, profissionais, políticas etc.) dos jovens que delas participam, sem deixar de balizar o peso da religião em suas correlações com outras instâncias socializadoras, como a família e a escola, a fim de analisar como esses sujeitos estruturam seu agir no mundo.

A pesquisa de campo enfoca jovens católicos frequentadores do Anchietanum, centro de juventude mantido pela Companhia de Jesus no Brasil, na cidade de São Paulo/SP. Os procedimentos empregados nesta pesquisa qualitativa exploratória incluem entrevista semiestruturada de caráter biográfico, aplicação de questionário e observação de campo, em conversação com um referencial analítico-teórico bourdieusiano. Com base na análise dos dados coletados, conquanto a família ainda exerça papel fundamental como agência socializadora, a religião revelou-se categoria-chave a constituição da subjetividade dos participates do estudo, exercendo considerável influência em suas distintas e desiguais trajetórias. Conjuntamente, verificou-se que os "Exercícios Espirituais" e a espiritualidade inaciana buscados pelos jovens no centro de juventude enfocado emergiram como importante recurso para o exercício da reflexividade, a qual tem se tornado imperativa para o enfrentamento dos desafios impostos pelas constantes mutações na sociedade contemporânea e excludente realidade brasileira. A socialização religiosa apresenta-se, assim, como importante campo investigativo para a compreensão dos processos de socialização contemporâneos e das relações entre juventude e fé em um contexto social de aceleradas transformações e crescente exclusão.

Palavras-chave: Juventude. Religião. Socialização. Trajetórias de vida. Projeto de vida.

Referência: GABRIEL, Rachel Omoto. "Para além da curva da estrada": a influência da socialização religiosa nas trajetórias e projetos de vida de jovens. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. doi:10.11606/D.48.2020.tde-01102020-124905. Acesso em: 2022-01-10.