Esta pesquisa busca compreender como jovens com diferentes origens e trajetórias sociais foram impactados por um mesmo projeto político pedagógico, o projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alípio Moraes, localizada no bairro Butantã, Zona Oeste da cidade de São Paulo.

Por ser reconhecida nacionalmente em função de sua proposta pedagógica não tradicional e bastante diferenciada em relação a outras unidades escolares da mesma rede de ensino, a escola atrai alunos e famílias com perfis muito diversos - famílias pertencentes às classes médias, com elevados níveis de escolarização, e famílias de classes populares, com níveis mais baixos de escolaridade.

Palavras-chave: Escola não-tradicional; Desigualdade Social; Família; Efeito-escola.

Referência: ANDRADE, Juliana Oliveira de. Entre pontos e nós: os impactos de um projeto pedagógico não tradicional para jovens de diferentes camadas sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/D.48.2021.tde-31082021-145920. Acesso em: 2022-01-10.