A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), tem beneficiado jovens da Cidade com o programa “Voa Juventude”. A iniciativa tem como objetivo conceder passagens (aéreas e terrestres) e hospedagens (nacionais e internacionais) para que os jovens de Fortaleza possam desenvolver suas habilidades e formações contínuas, participando de eventos, congressos, campeonatos, seminários, feiras, mostras ou cursos.
Podem receber o benefício os jovens que residem em Fortaleza com idade entre 15 e 29 anos. Os menores de idade deverão anexar o documento de identificação dos pais ou responsáveis e a declaração conjunta de autorização de viagem.
Karizia Edwiges Silvestre Milhome, 24 anos, sabe a importância do "Voa Juventude" na sua vida. A bailarina conseguiu embarcar no seu sonho por meio da oportunidade concedida pela Prefeitura de Fortaleza. "Em 2020, eu soube do 'Voa' e, por isso, já tinha lido tudo sobre o programa. Neste ano, recorri ao programa para participar de um evento de dança em Itaituba, São Paulo. As pessoas do meu grupo de dança já haviam comprado as passagens em coletivo por uma companhia aérea, e eu não teria como ir se não fosse a Prefeitura", revela.
O grupo conquistou o segundo lugar no Passo de Arte Grand Prix. Para Karizia, o programa é de extrema importância para os jovens artistas e atletas de Fortaleza. "Com o auxílio da passagem aérea, conseguimos transpassar barreiras territoriais das nossas áreas de atuação e assim podemos representar nossa escola e cidade em eventos de grande relevância nacional e internacional. O 'Voa Juventude' é uma forma de acreditar e incentivar a potência juvenil periférica fortalezense, e proporcionar uma vivência incrível na nossa trajetória profissional", ressalta.
As solicitações devem ser realizadas por meio de formulário on-line próprio e de forma gratuita, disponível no Seleção Juventude. O jovem terá que solicitar o benefício dentro do prazo mínimo de 15 dias corridos anteriores ao evento.
São exigidos os seguintes documentos no momento da solicitação: RG ou documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço dos últimos três meses, declarar que não tem condições de custear com recursos próprios a viagem, convite ou inscrição no evento e os motivos para a concessão de passagens.
Assim como a Karizia, Saymon Calista Rodrigues, 23 anos, tem conseguido realizar o sonho de se consagrar como atleta na modalidade bocha paralímpica. Além dos esforços dele e da treinadora, Ruth Lim, nos treinos, o "Voa Juventude" tem permitido ao atleta avançar nos seus objetivos. Mesmo com pouco tempo praticando bocha, o esporte em si sempre foi um sonho. " Antes de me identificar com essa modalidade esportiva, fazia esporte adaptado como o futebol em cadeira de rodas. Eu comecei, pois sempre tive um sonho de ser atleta, e agora consegui realizar esse desejo", ressalta.
Saymon participou dos jogos universitários paralímpicos, em São Paulo, nos dias 16 e 19 de setembro. Logo em seguida, no dia 23 de setembro, participou da seletiva Nordeste de bocha, em Natal, e conquistou a classificação para o brasileiro em Joinville. "Essa ajuda do programa impactou muito na minha vida, pois se não tivesse o incentivo financeiro não teria conseguido ir para nenhuma competição, e consequentemente, não teria conquistado a vaga para o brasileiro e nem teria as experiências que tive nas competições. Vou precisar novamente do apoio da Prefeitura e espero conseguir lutar por esse brasileiro", afirma.
O “Voa Juventude”, desde 2019, já levou jovens para vários estados do Brasil, como Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Brasília, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Pernambuco, e, também, para o exterior: Argentina, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Emirados Árabes.
Serviço
Programa Voa Juventude
Inscrições: https://selecaojuventude.fortaleza.ce.gov.br/index/maisInformacoes/id:2050