As políticas públicas de juventude (PPJ) são um tema essencialmente multidisciplinar, cujas discussões em âmbito federal acontecem na Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os ministérios. A diversidade de definições conceituais e a transversalidade com a qual o tema é tratado torna complexa a tarefa de determinar os principais periódicos que discutem as PPJ, já que estes podem ser vinculados a diferentes disciplinas e instituições.
Assim, o objetivo do presente estudo é levantar os periódicos indexados no SciELO que formam o núcleo de publicações sobre o tema. Trata-se, portanto, de um estudo que alinha os preceitos da Biblioteconomia, especialmente aqueles envolvidos na formação de bibliografias especializadas. Os resultados revelaram que as disciplinas de saúde, educação, ciências sociais e ciências humanas publicam mais artigos sobre o tema, o que ratifica a multidisciplinaridade do estudo sobre as PPJ. Revela também que trata-se de um campo fértil para estudos, por sua amplitude, oportunidades para várias pesquisas e periódicos para publicação.
Referência: SANTOS, P. R. et al. Periódicos sobre políticas públicas de juventude. In: ABEC MEETING, 1, 2017, Curitiba. Anais. Curitiba: Associação Brasileira de Editores Científicos, 2017. p. 61-65. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting.2017.011