Juventude e Violência: Novas Demandas para a Educação e a Segurança Pública

O presente artigo faz uma breve análise sobre as novas demandas que passam a configurar o papel da escola, notadamente em comunidades violentas, discutindo a questão por meio de um estudo de caso e apontando que não se deve ratificar um preconceito do senso comum que afirma serem os jovens um problema.

Os jovens das periferias violentas das grandes cidades brasileiras enfrentam muitos desafios que os impedem de exercer sua cidadania; portanto, a função das políticas públicas, incluindo a escola pública, é auxiliá-los para que eles possam vencer os obstáculos e usufruir plenamente dos seus direitos de cidadãos.

Palavras-chave: Violência e criminalidade, Escola e violência, Políticas públicas de prevenção à criminalidade, Delinquência juvenil

Referência: SOUZA, Ângela Maria Dias Nogueira; SOUZA, Robson Sávio Reis. Juventude e violência: novas demandas para a educação e a segurança pública. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, v. 11, n. 17, p. 123-148, jul./dez. 2009.