Juventude e Políticas Públicas: O Desafio do Mundo do Trabalho no Programa Projovem Adolescente

O estudo apresenta uma pesquisa que relaciona juventude e as políticas públicas no Brasil a partir do Programa Projovem Adolescente. Contemplamos o termo juventude, discutindo a concepção plural do referido conceito, com o intuito de expor suas especialidades. Evidenciamos o jovem dentro de uma sociedade historicamente desigual, fazendo com que a vulnerabilidade social esteja cada vez mais em evidência como expressão da questão social.

Metodologicamente a pesquisa compreende revisão bibliográfica e pesquisa documental. Dentre os resultados, observa-se por parte do Estado, uma preocupação crescente em prestar assistência à juventude, o Programa Projovem Adolescente e a Educação Profissional fazem parte desse esforço. Se trata de um programa que insere jovens em situação de vulnerabilidade social, de forma que, a partir daí, possam ter ações voltadas para orientação profissional, mercado de trabalho e crescimento pessoal, mas, que precisa ser problematizado para que suas intenções e práxis possa efetivamente promover desenvolvimento humanos para a juventude excluída do Brasil.

Palavras-chave: Juventude, Políticas Públicas, Programa Projovem Adolescente.

Referência: OLIVEIRA, S. K. R.; TAVARES, A. M. B. N. Juventude e Políticas Públicas: o desafio do mundo do trabalho no Programa Projovem Adolescente. A Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e suas implicações para a educação profissional, Natal/RN, Julho/2017.