ptenfrdees

Plano Juventude Viva: um levantamento histórico

A juventude brasileira da atualidade enfrenta um dos momentos mais críticos no que diz respeito à violência. O Brasil perde 30 mil jovens por ano. O Índice de Vulnerabilidade Juvenil e o Atlas da Violência utilizados como base para o Novo Plano Juventude Viva, mostrou que 71% dessas mortes é de jovens negros.

A vulnerabilidade vivida por essa juventude, constitui-se como violação dos direitos humanos no Brasil. Atentos a esta realidade, nós da Secretaria Nacional de Juventude reformulamos um plano de enfrentamento à violência contra a juventude negra, que estava suspenso há quatro anos.

O Novo Plano Juventude Viva é uma iniciativa do Governo Federal que tem como objetivo transformar a dura realidade de jovens em situação de vulnerabilidade social, principalmente negros e negras. Sua principal meta é reduzir 15% em 4 anos, os índices de violência nessa camada da população, por meio de estratégias que estimulem a inclusão social destes jovens. O Plano tem o compromisso de ampliar o acesso à educação, lazer, trabalho e capacitação profissional, buscando emancipar a juventude negra. Conta com a parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), utilizando como fontes de pesquisa o Mapa da Violência e o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, que focaliza a evolução dos homicídios por armas de fogo no Brasil, e também estuda incidência de fatores como o sexo, a raça/cor e as idades das vítimas dessa mortalidade.

Referência: BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Plano Juventude Viva: Um levantamento histórico. Brasília, 2018. 52 p.

Acesse o conteúdo



SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Endereço: Rua dos Manguezais, S/N - São João do Tauape, 60135-645
Funcionamento: 08 às 12h e 13 às 17h
Telefone: (85) 3488-9665