Tecnologias e seu uso para a qualidade de vida dos jovens rurais

Esta sessão apresenta a nota técnica que tem como objetivo apontar tecnologias para melhoria da qualidade de vida dos jovens rurais à luz dos direitos preconizados no Estatuto da Juventude. Os jovens compõem o extrato da população mundial que mais sentirá os impactos de um sistema climático crescentemente hostil à vida como se conhece, além das dificuldades de acesso à água e comida de qualidade, controle de resíduos, aumento de desigualdades, entre tantos outros desafios. Por isso, eles testarão, nas próximas décadas e séculos, os limites da própria civilização.

O Brasil está saindo de um dos períodos mais recessivos de sua história, causando perplexidade e desalento à população e aos agentes econômicos. O pessimismo com os rumos da nação dificulta uma análise clara das perspectivas do país, principalmente para a juventude, que precisa de incentivos para alcançar seus objetivos e perspectivas.

De acordo com a seção dedicada ao Brasil do World Energy Outlook - WEO 2013 (IEA, 2013), a forma como o Brasil atende aos desafios do futuro terá implicações não apenas para a sua própria economia, mas para o mundo em geral. Isto por causa da sua importância no cenário mundial em questões como biodiversidade, recursos hídricos e produção de alimentos.

Referência: BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Diagnóstico da Juventude Rural. Brasília, 2018. 110 p.