Juventude levada em conta: demografia

A juventude brasileira tem se revelado de maneira intensa nas ruas e nas redes sociais. Provou grande capacidade de articulação, criando verdadeira onda de mobilização e transformações. Deixou clara a vontade de participar não apenas como espectador, mas como protagonista ou até mesmo produtor das decisões do seu País. Essa força jovem expõe demandas e traz o desafio de assegurar a oferta de condições e oportunidades para que possam vivenciar plenamente a juventude e tomar decisões que irão impactar sua vida adulta.

Com a recente aprovação do Estatuto da Juventude, a legislação busca indicar o norte das políticas para os brasileiros dos 15 aos 29 anos. Conhecer quem são, ouvi-los e entender quais são as suas prioridades, o que querem e como o querem, é fundamental para a compreensão do papel do Estado e da sociedade na satisfação das necessidades dos jovens. Com essa motivação e tendo como ponto de partida a demografia hoje e a tendência para os próximos anos, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República busca realizar reflexão sobre o que se está oferecendo e o que ainda falta oferecer para a nossa juventude.

Referência: SEMINÁRIO JUVENTUDE E RISCO: PERDAS E GANHOS SOCIAIS NA CRISTA DA POPULAÇÃO JOVEM, 2013, Rio de Janeiro. Juventude levada em conta: demografia [...]. [S. l.: s. n.], 2013. 8 p.