Ao lançar esta publicação, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) conclui sua primeira etapa de trabalho. Este livro expressa as caracterÌsticas, as prioridades e a cultura institucional estabelecida na primeira gestão do Conjuve, na qual fomos respons·veis por coordenar um instigante aprendizado de construção democrática.
Embora sua denominação possa levar ao entendimento de que se trata de um espaço de reunião de representantes das juventudes brasileiras, este Conselho não por sua natureza, mandato, composição e competência não é, de fato, um Conselho Nacional de Políticas Públicas de Juventude. No Conjuve, Conselheiros e Conselheiras da Sociedade Civil (perfazendo 2/3) e do poder público (somando 1/3) tÍm como tarefa abrir caminhos para a consagração dos direitos dos/das jovens por meio da incidíncia na elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas.
A pertinência e a qualidade dos pareceres que compıem este livro são, portanto, resultados do trabalho incessante da maioria dos 120 conselheiros e conselheiras (entre titulares e suplentes) que consideram os/ as jovens como sujeitos de direitos universais e específicos.
Referência: BRASIL. Conselho Nacional de Juventude. Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas. São Paulo: [s. n.], 2006. 140 p.