Sistema Nacional da Juventude: Uma gestão conectada e interativa

Este livro parte do pressuposto que problemas complexos exigem soluções complexas. Não temos dúvida que a questão da juventude brasileira no século XXI é tão rica e diversa quanto são os 48,5 milhões de brasileiros com idades entre 15 e 29 anos e os anseios, demandas e os contextos que perfazem essas trajetórias.

A partir do momento em que aqueles responsáveis pela criação, gestão e monitoramento das políticas públicas deixam de comunicar uns aos outros quais são os desafios com os quais lidam diariamente, uma série de possibilidades se encerram, como portas que se fecham em um movimento sequencial. Para se mostrarem efetivas em seu potencial de minorar as desigualdades tão características de nosso país, esses programas, iniciativas e ações devem optar pelo caminho da integração, e não do isolamento. Nesse sentido, compreendemos que o livro funciona como uma proposta sensível aos anos de luta pela implementação de uma Política Nacional de Juventude que atue não somente no sentido de garantir o cumprimento de direitos e prerrogativas da pessoa jovem, mas de orientar, organizar e sistematizar as políticas públicas prezando por efetividade e excelência.

O Sistema Nacional de Juventude - Sinajuve - surge, em um momento inicial, como uma ferramenta possibilitadora da ação integrada de todos os atores do universo juvenil. Em um país composto por 27 Entes Federativos e 5.570 municípios, torna-se sensível a necessidade de implementação de um sistema que seja capaz de agrupar e uniformizar o máximo de informações, documentos e dados relativos ao tema, desde o que diz respeito àquilo que é do interesse do público contemplado pelo Estatuto da Juventude, até aquilo que concerne somente às competências da Secretaria Nacional da Juventude, órgão responsável por implementar a Política Nacional de Juventude em todo território nacional.

Referência: BRASIL. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Sistema Nacional da Juventude: uma gestão conectada e interativa. Brasília: [s. n.], 2019. 88 p.