Reúne doze artigos que foram selecionados entre os participantes da edição brasileira da Escola MOST. Os artigos resultam do esforço em relacionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências que pautaram o encontro e suas pesquisas e práticas.

O programa de Gestão das Transformações Sociais (MOST - Management of Social Transformations) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promove pesquisas internacionais comparadas, de caráter interdisciplinar, e relacionadas à formulação de políticas públicas sobre as transformações sociais contemporâneas e sobre temas de relevância mundial. Por meio de suas escolas regionais MOST, o Programa procura contribuir para as transformações sociais, estabelecendo vínculos sustentáveis entre pesquisadores das ciências sociais e tomadores de decisão, além de fortalecer a capacidade científica, profissional e institucional dos países em desenvolvimento, auxiliando na elaboração de propostas de políticas públicas.

Referência: BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude; CONSELHO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Juventude, participação e desenvolvimento social na América Latina e Caribe: Escola Regional Most Unesco Brasil. São Paulo: [s. n.], 2014. 217 p..