Relatório Síntese: Cartografia das Juventudes O que os jovens contam

Fortaleza registra mais de 730 mil jovens, pessoas que estão entre 15 e 29 anos, o que equivale a quase 30 % da população da cidade. A Rede Cuca, como o maior projeto de juventude da cidade, está situada atualmente nos bairros Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu, locais onde está concentrada a maior parte dos jovens da capital, cerca de 400 mil.

Não por acaso, os três equipamentos estão localizados, estrategicamente, em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH da cidade. Nesse contexto, uma das diretrizes é ofertar possibilidades de formação, lazer e proteção social, além de dialogar permanentemente com esse público na construção conjunta da política pública de juventude.

Sabemos dos desafios que a juventude enfrenta no cotidiano e, para além da Rede Cuca, desenvolvemos outros projetos que também alcançam jovens de toda parte da cidade e que oferecem outras possibilidades de educação, lazer e esporte.

Mais de dez anos depois da ultima pesquisa cartográfica realizada com esse público, decidimos que precisávamos atualizar esses dados e informações para podermos trabalhar e pensar projetos ainda mais eficazes para a realidade atual. Em abril de 2017, foram ouvidas mais de 1.800 jovens em todas as Regionais da cidade. Na pesquisa, foi observado o perfil socioeconômico, as relações com as famílias, a escolaridade, o trabalho, as concepções sobre política e participação, as preocupações, os valores, a saúde, a sexualidade, a cultura, a violência e segurança pública.

Referência: MESQUITA, Paula Fabrícia Brandão Aguiar ; MARINHO, C.H. . CARTOGRAFIA DAS JUVENTUDES: O QUE OS JOVENS CONTAM. 2017