Agenda da Juventude para a Saúde 2030

Esta Agenda centra-se nas áreas que estas crianças e jovens consideraram prioritárias para a sua saúde na próxima década: a promoção do bem-estar físico e psicológico, a educação para a sexualidade, a prevenção do tabagismo e de outros comportamentos aditivos, a promoção da alimentação saudável e da atividade física, e a prevenção da violência (incluindo o bullying e cyberbullying).

As propostas das várias centenas de participantes nesta auscultação foram integradas em quatro níveis de atuação, para uma infância, juventude e sociedade mais saudável:

1. Acesso a informação e formação em saúde promotora de comportamentos saudáveis

2. Garantia de acesso a cuidados de saúde

3. Fomento de ambientes saudáveis

4. Participação das crianças e jovens na definição e avaliação de intervenções em saúde

Referência: Conselho Nacional de Saúde, Federação Nacional das Associações Juvenis, Direção-Geral de Educação. Agenda da Juventude para a Saúde 2030. Lisboa: CNS, 2021.