Pesquisa “Juventude e o mercado de trabalho”

A Pesquisa Juventudes e o Mercado de Trabalho volta-se a compreender, por um lado, as juventudes de Fortaleza, seus desejos e expectativas, e como se enxergam no mundo do trabalho. E por outro lado, como as organizações se relacionam com essas juventudes, suas estratégias de aproximação, seleção, contratação e desenvolvimento, e quais os requisitos e as perspectivas de contratações para os próximos anos, bem como setores mais promissores, entre outros pontos.

Neste sentido, a pesquisa possui dois focos de atenção:
1. O olhar dos jovens: identificar como eles se veem diante do desafio da inserção no mundo do trabalho, as perspectivas mais comuns, as expectativas, os desejos, o entendimento acerca do atual cenário econômico, a busca por oportunidades, as iniciativas empreendedoras e outros;
2. O olhar das organizações: traçar um panorama sobre a inserção do jovem no mundo do trabalho com base nas estratégias de contratação das organizações, na segmentação por setores, e nas possíveis oportunidades de mercado, apontando possíveis projeções.

Referência: Pesquisa desenvolvida pelo Observatório de Juventude de Fortaleza