Na última década, as transformações por que passou a economia provocaram significativas mudanças na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro. A taxa de desemprego geral cresceu acentuadamente e aumentou o trabalho precário. A taxa de desemprego geral cresceu acentuadamente e aumentou o trabalho precário.
De maneira geral, a oferta de postos de trabalho, em especial de postos de trabalho decentes, foi insuficiente para fazer frente ao crescimento da população economicamente ativa (PEA). Ademais, elevaram-se as exigências para contratação, dificultando a inserção de quem não tem escolaridade média e, mais ainda, para quem não completou o ensino fundamental.
A variação na taxa geral de desemprego provocou rebatimentos importantes na taxa de desemprego juvenil. A taxa de desemprego geral subiu de 6,1% em 1995 para 9,3% em 2001.1 Nesse período, entre os jovens com idade entre 16 e 24 anos, essa taxa passou de 11,3% para 17,8%. Se considerada a faixa mais jovem, de 16-19 anos, a taxa de desocupação sobe a 22%. O contingente de jovens desocupados, em 2001, totaliza 3,4 milhões de pessoas, representando 44% da PEA desocupada nacional.
Ressalte-se ainda que muitos jovens, apesar de ocupados, estão inseridos em formas de trabalho precárias, mal remuneradas e muitas vezes sem remuneração, frequentemente no mercado de trabalho informal. Desse modo, as elevadas taxas de desemprego podem esconder elevadas taxas de rotatividade tempo médio de vínculo reduzido, resultante do fato de parcela significativa dos jovens ocupar postos de trabalho de baixa qualidade, onde é limitada a possibilidade de ascensão profissional e de qualificação e, portanto, existe pouco incentivo do trabalhador em prolongar o vínculo.
Palavras-chave: Combate ao desemprego, Taxa de desemprego, Mercado de trabalho, Políticas públicas.
Referência: TODESCHINI, Remígio. Combate ao desemprego juvenil no Brasil: a proposta do Ministério do Trabalho e Emprego. Mercado de Trabalho, conjuntura e análise. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, 2003.