Desde o ano de 2016 a Praia dos Crush, um trecho da Praia de Iracema, localizado no litoral leste da capital do Ceará, tem se constituído como um importante point de lazer juvenil e, apesar de ter um público diverso, aqueles que mais são vistos em suas areias e mar são jovens moradores da periferia.

Nesse sentido, o debate que propomos fazer neste trabalho consiste em analisar como o trecho entre a Ponte dos Ingleses e o Espigão da João Cordeiro foi inventado a partir de uma simbiose entre as representações que passaram a circular acerca dela e os usos que ela passou a ter para a juventude periférica fortalezense.

Palavras-chave: Juventudes. Cidade. Invenção de lugar. Praia de Iracema. Praia do Crush.

Referência: SOARES, Clara da Silva. A invenção da praia dos crush: representações sobre sociabilidades juvenis numa praia em Fortaleza/CE. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza, 2020.