Cerimônia no Cuca Barra abre Olimpíadas da Juventude 2021 de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza realizou, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), nesta quarta-feira (29/09), a abertura da quinta edição das Olimpíadas da Juventude de Fortaleza. A ocasião contou com apresentações artísticas, desfile das delegações, juramento dos atletas, revezamento da tocha, acendimento da tocha olímpica da Rede Cuca e execução do hino nacional no anfiteatro do Cuca da Barra do Ceará.

Também foi apresentado o mascote desta edição: o Corrupião, ave que habita áreas da caatinga e zonas secas do Brasil. A votação para escolha aconteceu por meio das redes sociais da Rede Cuca.

As competições reúnem mais de 2.400 jovens de 15 a 29 anos inscritos em 35 modalidades esportivas, cujas competições irão acontecer por toda a Capital durante o mês de outubro. Os jogos das Olimpíadas da Juventude irão acontecer nos Cuca Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter, no Centro Cultural Canindezinho, no Polo de Lazer da Bela Vista e no Farol da Juventude, na Praia de Iracema.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, enfatizou que as políticas de juventude de Fortaleza são, atualmente, referência na América Latina, e o investimento nesse público cria as condições apropriadas para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, de forma a agregar valores à sociedade.

"Este é um evento extremamente simbólico e no qual é possível ver a dedicação desta gestão e das anteriores naqueles que devem ser prioridades. Através do esporte, esses jovens passam a ter oportunidades de se desenvolverem do ponto de vista físico, motor e cognitivo, além de exercer cidadania, através das atividades culturais, formações e trocas de experiências", disse Élcio.

Conforme o coordenador de juventude de Fortaleza, Davi Gomes, o evento é a consagração dos atletas e jovens esportistas que durante o ano inteiro treinam não só na Rede Cuca, mas em toda a Capital. “O evento possibilita uma aproximação com os jovens da cidade, promovendo uma grande troca de conhecimento entre eles, especialmente aqueles que pensam em seguir uma carreira profissional esportista”, explicou.