Prefeitura firma parceria para que jovens em cumprimento de medidas socioeducativas possam participar das ações da Rede Cuca

Jovens que cumprem medidas socioeducativas vão vivenciar experiências da Rede Cuca, inicialmente, em quatro centros socioeducativos, nas áreas de arte, esporte, projetos de comunicação, entre outros. A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ), e do Governo do Estado, pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS).

A solenidade para assinatura do termo de cooperação entre as instituições aconteceu nesta segunda-feira (27/09), no teatro do Cuca Mondubim.

A pactuação entre as instituições faz parte do plano de ação do Comitê Executivo Municipal de Prevenção de Homicídios na Adolescência (Cempha), que busca atuar em três eixos de prevenção de violências: primária, secundária e terciária.

A parceria entre Município e Estado é uma importante ação para a redução da violência juvenil na nossa cidade, como destaca o coordenador de Juventude de Fortaleza, Davi Gomes. "Serão ofertadas aos jovens atividades culturais, esportivas e formações profissionalizantes com foco na geração de renda. Além disso, vamos auxiliar na construção dos projetos de vida desses jovens, para que eles consigam traçar sonhos e objetivos individuais de carreira para prosseguir após o cumprimento das medidas socioeducativas", explica. Os jovens vão poder vivenciar experiências em diversas áreas, como atividades culturais, esportivas e formações profissionalizantes com foco na geração de renda.

Bolsa Jovem

No Programa Bolsa Jovem, foram inseridos 35 adolescentes egressos do sistema socioeducativo e em cumprimento de medida em meio aberto O objetivo é garantir condições para o pleno desenvolvimento das habilidades individuais dos jovens, por meio da concessão de benefício financeiro, visando a redução de desigualdades.

Vagas nos editais

Além do Bolsa Jovem, a Rede Cuca direcionou 20% das vagas dos últimos editais para adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, em uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). Até o momento, 17 jovens foram inseridos em diversas atividades nos equipamentos municipais localizados na Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter.

"As políticas de socioeducação e juventude coincidem no que diz respeito à faixa etária em que atuam. A maioria dos adolescentes em privação de liberdade tem entre 15 e 18 anos. Deste modo, a parceria entre o Estado e o Município potencializa recursos e soma esforços no sentido de reverter situações de alta vulnerabilidade e exclusão por meio de ações afirmativas de cidadania, educação, cultura, arte e esportes, dentre outras que a Coordenadoria de Juventude realiza”, afirma Juliana Marinho, assessora do eixo arte e cultura da Seas. “Além de criar oportunidades para que o adolescente pós-medida encontre em seus territórios melhores condições de desenvolvimento”, completa.

Rede Cuca

É uma rede de proteção social e oportunidades formada por quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), mantidos pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.

Geridos pelo Instituto Cuca, os Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu e José Walter atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e a garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca também visa levar para a periferia de Fortaleza possibilidades e alternativas de fruição cultural por meio da realização de eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

Sobre o Bolsa Jovem

Criado em maio de 2019, o Bolsa Jovem tem o objetivo de garantir aos jovens de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade, condições para o pleno desenvolvimento das suas habilidades individuais por meio da concessão de benefício financeiro, visando à redução das desigualdades e promovendo a inclusão juvenil.

O programa é realizado pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza e conta com a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).