Formação política como uma Forma de Enfrentamento à Violência na Juventude

A população juvenil tem estado direta ou indiretamente ligada, como alvo ou como perpetradora, a situações de violência. Compreende-se que o Estado não atua eficazmente na prevenção nem no combate às situações de risco e de violência. Objetiva-se realizar uma reflexão acerca da violência na juventude, propondo a formação política como uma estratégia para o seu enfrentamento.

Para isso, realiza-se um levantamento dos homicídios de jovens da cidade de Natal-RN, destacando-se dados sociodemográficos das vítimas, profissão, bairro de ocorrência do crime e a instauração ou não de inquérito policial. Os pontos de discussão apontam para as armas de fogo como principal instrumento dos crimes e a inoperância do Estado na implementação de medidas de prevenção e combate à violência. Como possibilidade de intervenção, propõe-se a formação política e a construção de cidadania, produtoras de empoderamento, autonomia e a busca pelos direitos e garantias sociais.

Palavras-chave: Juventude, Jovem, Violência, Participação Política, Empoderamento.

Referência: SOUZA, Candida; PAIVA, Ilana Lemos; OLIVEIRA, Fernandes; MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo; ALENCAR, Vitor Silva. Formação política como uma forma de enfrentamento à violência na juventude. Revista psicológica política, vol.14 n. 20, São Paulo, Ago/2014.