Juventude Rural e Políticas Públicas no Brasil

O reconhecimento da diversidade da juventude brasileira foi fundamental para os avanços das políticas públicas voltadas para o segmento nos últimos anos. Sob essa nova perspectiva, a juventude rural conquistou o seu espaço na agenda do Governo Federal, mobilizando agentes públicos e sociedade civil na construção de uma política específica, capaz de atender às necessidades e expectativas dessa parcela da população, representada por oito milhões de brasileiros e brasileiras com idade entre 15 e 29 anos.

Um momento de grande relevância para o diálogo entre governo e sociedade civil acon- teceu durante o I Seminário Nacional “Juventude Rural e Políticas Públicas”, realizado em 2012, numa parceria da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG), e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro reuniu diversos ministérios envolvidos com o tema e jovens do campo e de comunidades tradicionais, possibilitando um amplo debate sobre as iniciativas já existentes e a proposta de novas ações que pudessem responder às demandas mais urgentes desse público. O seminário também contribuiu para fortalecer as metodologias de participação social, viabilizando a contribuição desses jovens na construção das políticas que lhes dizem respeito e que abrangem desde a juventude da agricultura familiar, camponesa e assalariada rural e a juventude dos povos e comunidades tradicionais como a juventude quilombola, extrativista, ribeirinha, e ainda a juventude indígena.

O governo brasileiro tem feito um grande esforço de políticas públicas especificamente voltadas para o avanço e a sustentabilidade da agricultura familiar. Iniciativas como o Plano Brasil Agroecológico (Planapo), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o incremento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são alguns dos principais exemplos de uma política pública integrada, que visa ao amparo do agricultor familiar em todos os pontos da cadeia agrícola. Buscamos, ao mesmo tempo, garantir uma estrutura de financiamento e apoio para a qualidade dos alimentos produzidos pelas famílias e uma cadeia virtuosa para o consumo desses produtos pelos aparelhos públicos do Estado e por todas as famílias residentes nos centros urbanos.

Referência: BRASIL. Secretaria Nacional de Juventude. Juventude rural e políticas públicas no Brasil. Brasília: [s. n.], 2014. 268 p.