O Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará nasce a partir do trabalho do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência que, desde 2016, atua como instância de estudo, debate e mobilização. Ao longo de quatro anos, tem congregado diversos atores e instituições, em um esforço interinstitucional pela vida de meninas e meninos de 10 a 19 anos, a 2ª década de vida, conceito de adolescente adotado pelo Comitê com base em diretrizes da Organização Mundial da Saúde – OMS e do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), entidade esta que é parte do núcleo gestor do Comitê.
Mesmo com a delimitação da idade, basilar para pesquisa e monitoramento de dados, o trabalho do Comitê reverbera em crianças, jovens e familiares de adolescentes. Desde a primeira pesquisa, intitulada Cada Vida Importa, realizada em 2016, sobre adolescentes vítimas de Crimes Violentos Intencionais Letais (CVLI) em 2015, o objetivo tem sido superar respostas simples sobre as causas desses homicídios. Procurou-se observar a fundo a trajetória de vida dos adolescentes atravessados pela violência letal e precoce, diagnosticando os problemas para indicar as soluções de curto, médio e longo prazo, a partir da análise de quatro importantes aspectos da vida: individual, familiar, comunitário e institucional.
Tipo de documento: Pesquisa
Ano: 2020
Referência: Meninas no Ceará: A Trajetória de Vida e de Vulnerabilidades de Adolescentes Vítimas de Homicídio. Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 2020.