ptenfrdees

Eles dizem não ao não: um estudo sobre a geração N

O conceito de “geração” é produto do marketing americano dos anos 1950/1960 e detectou inicialmente jovens do pós-guerra encarregados de reconstruir os Estados Unidos. Era a chamada geração dos baby boomers. Esse conceito sempre foi usado para identificar os traços de comportamento de cada uma delas, e com o tempo ganhou credenciais acadêmicas mais críveis, embora ainda seja usado erroneamente, expurgando a ideia de classe.

Não é o nosso caso. Estou falando aqui de jovens nascidos e criados na periferia de Fortaleza, que poderemos situar como pertencentes à ralé e aos batalhadores, se usarmos os conceitos de classes sociais do sociólogo Jessé de Souza para melhor compreendermos as classes de baixa renda do Brasil, evitando as distorções da limitada visão ancorada apenas na renda ou no capital econômico.

Esta pesquisa mapeou o conjunto de elementos materiais, sociais e culturais que determinam, em grande medida, o comportamento, os desejos e anseios de um contingente de quase 700 mil jovens considerados “nem-nem” e “nem-nem-nem” no Estado do Ceará.

Referência: DIÓGENES, G. Eles dizem não ao não: um estudo sobre a geração N. Instituto Dragão Mar, Ed.1, Fortaleza-CE, 2019

Tipo de documento: Pesquisa

Ano: 2019

Acesse o conteúdo



SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE
Endereço: Rua dos Manguezais, S/N - São João do Tauape, 60135-645
Funcionamento: 08 às 12h e 13 às 17h
Telefone: (85) 3488-9665