Apresenta as XI seções contidas no capítulo II do Estatuto da Juventude, para verificar quais os assuntos de interesse e os temas que mais se repetem, com o objetivo de traçar um mapa de relações entre os eixos. Utiliza como procedimento de ordenação o método descritivo por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa).

Para tal, foi feita uma análise de conteúdo recorrendo ao resumo qualitativo dos eixos, à indexação por palavras-chave e ao quantitativo dos termos mais frequentes. Agrupa os resultados em categorias para identificar quais eixos do Estatuto compartilham a mesma temática. Indica que a efetividade dos direitos dos jovens depende de ações cooperativas de caráter transdisciplinar nos esforços do desenvolvimento de políticas públicas de juventude. Isto coaduna com a intersetorialidade para o desenvolvimento integrado dos eixos advogado pelo estatuto. E suma, futuramente, as categorias compostas neste trabalho poderão contribuir para os estudos de juventude.

Palavras chave: Políticas públicas. Juventudes. Direito dos jovens. Estatuto da Juventude.

Referência:  COSTAL, Marcele; SHINTAKU, Milton; COSTA, Lucas Rodrigues. Dos direitos dos jovens: um olhar para o estatuto da juventude na promoção de políticas públicas. a. Revista Juventude e Políticas Públicas, Brasília, v. 1, Edição Especial, p. 1-12, fev. 2020. DOI 10.22477/rjpp.v1iEE.132