A transferência dos sistemas implementados como resultado do projeto firmado entre a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) para o ambiente computacional do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MFFDH) é descrita pelo “Relatório Parcial no 1/2020: Migração de Sistemas Informatizados (Meta 1). Esse processo consistiu na preparação do ambiente e a movimentação do ecossistema informacional produzido pelo Ibict para o ambiente computacional do MMFDH, com os ajustes necessários para atender a diferenças dos ambientes.
Realizada a migração, a próxima etapa do projeto estabelecido no aditamento firmava-se na adequação dos sistemas a um novo cenário, com a Biblioteca do MMFDH gerenciando tal ecossistema e com o atendimento de demandas de todo o ministério, e não apenas da SNJ. Para tanto, eram necessárias alterações nos sistemas em vários níveis, da organização e representação da informação à realização de ajustes nas ferramentas, o que demandou estudos que amparassem tais mudanças. Neste caso, tais alterações foram estruturadas em duas etapas.
Os ajustes para a adaptação dos sistemas ao novo ambiente foram descritos no relatório parcial entregue. Todos os sistemas desenvolvidos estão operacionais, mesmo aqueles que foram descontinuados com a mu- dança dos sistemas da SNJ para a Biblioteca do MMFDH, como o sistema voltado ao gerenciamento do arquivo intermediário ou o Portal de Dados Abertos da secretaria, que o setor responsável no ministério não se mostrou interessado em manter. Assim, a primeira etapa de migração foi efetuada, incluindo alterações necessárias para que os sistemas estivessem operacionais no novo ambiente.
Referência: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Relatório técnico nº 01/2020: relatórios técnicos resultantes das alterações (meta 1 - etapa 1.2). Brasília: [s. n.], 2020. 20 p.