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A partir dos anos 2000, com o aumento no número de jovens (de 15 a 29 anos de idade) que não estudam e nem trabalham (geração “nem nem”), tal tema tornou-se objeto de estudo por diversos autores. Contudo, esses estudos são de abrangência nacional, podendo não traduzir as diferentes realidades do país. Diante disto, este estudo busca preencher um pouco dessa lacuna, ao trazer as especificidades e condicionantes de ser um jovem “nem nem” em recortes geográficos menores. Portanto, o objetivo desse trabalho é traçar o perfil sociodemográfico e socioeconômico dos jovens “nem nem” residentes na Região Metropolitana de Fortaleza (RMC) e Região Metropolitana do Cariri (RMC), no ano de 2010.

Na senda de uma sociologia da pluralidade disposicional, à qual se acrescenta a relevância do projeto e da construção de campos de possibilidade para a ação, analisam-se percursos juvenis de orquestra com basem retratos sociológicos, reconstituindo as transferências disposicionais entre os múltiplos processos e contextos de socialização, tendo por base a experiência na Orquestra Geração, projeto musical de inserção social com origem no El Sistema venezuelano.

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