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Este artigo pretende analisar os impactos psicossociais da relação entre educação e profissionalização na ótica dos jovens participantes de um Programa de Aprendizagem (PA). Aplicaram-se questionários a 99 jovens do PA buscando compreender: as razões do ingresso e permanência; a importância atribuída; as contribuições para o futuro profissional e a formação educacional. A análise qualitativa das respostas indicou forte influência de amigos/colegas de trabalho.

Neste artigo se realiza uma análise histórico-comparada entre a Colômbia e o Brasil sobre a evolução das condições da educação rural e da permanência de jovens no território rural, entre os anos de 2006 e 2019. O estudo baseou-se em fontes secundárias e bases de dados da CEPAL, IBGE e OCDE para promover análises gráficas.

O artigo desenvolve uma reflexão sobre Estado, sociedade e políticas públicas com o objeto de compreender a forma como são conduzidas as políticas de trabalho e emprego para os jovens brasileiros, indicando seus avanços, entraves e desafios. O estudo evidencia que a relação Estado-sociedade constitui um desafio na contemporaneidade, principalmente em virtude da relação dialética no trato das políticas públicas brasileiras. Por fim, constata alguns avanços que devem ser potencializados no sentido de efetivar o direito ao trabalho com qualidade para o público juvenil.

Este artigo visa a analisar a experiência de Educação Não-Formal (ENF) vivenciada por um conjunto de jovens do bairro de Plataforma subúrbio da cidade de Salvador. A opção pelo subúrbio de um grande centro urbano está apoiada nos estudos segundo os quais é especialmente nesses cenários que mais se evidencia a ausência do Estado no campo das políticas públicas e onde se concentra a população jovem desfavorecida social e culturalmente. Nesses espaços "esquecidos", os jovens vivem e enfrentam diferentes estigmas que afetam diretamente seu processo de inserção socioprofissional.

Trata-se de um estudo de revisão integrativa sobre a temática lazer, juventude e violência, a fim de refletir sobre os seus resultados, ampliar possibilidades investigativas, apontar recorrências e lacunas, e indicar perspectivas de investigações. A fonte de coleta de dados foi o portal de periódicos da Capes, a base de dados SciELO e o Google Acadêmico.

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