Apresenta as XI seções contidas no capítulo II do Estatuto da Juventude, para verificar quais os assuntos de interesse e os temas que mais se repetem, com o objetivo de traçar um mapa de relações entre os eixos. Utiliza como procedimento de ordenação o método descritivo por meio de uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa).
Ao reconhecer o Estatuto da Juventude (Lei no 12.852) como a base normativa que dá sustento a todas as polícias públicas voltadas para a população jovem, os autores do artigo propõem a análise do alinhamento dos programas mantidos pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) aos eixos de atuação estipulados no documento.
Apresenta-se a estrutura do curso e sua metodologia de aplicação, destacando-se a divulgação, inscrição e aplicação do treinamento em cada município. A partir de um estudo de caso, aponta-se que, embora em um primeiro momento a gestão do curso fosse responsabilidade dos municípios, um novo modelo de gestão precisou ser pensado, tendo a SNJ como executora do curso.
Este artigo se propõe a refletir sobre uma didática para a juventude a partir das perspectivas dos próprios jovens sobre a escola e a prática docente. O objetivo é identificar elementos da didática que contribuam com o processo de ensinar para jovens. Os dados são resultados de pesquisa em uma escola pública de ensino médio que atende jovens da periferia do Rio de Janeiro, a partir de observações das aulas, aplicação de questionários aos alunos e entrevistas com professores e gestores.
O objetivo deste dossiê foi problematizar, desde uma perspectiva interdisciplinar das Ciências Sociais, expressividades estéticas e estilos de vida, estratégias de disseminação da arte e performances entre jovens de contextos desfavorecidos e/ou marginalizados, decorrentes das relações entre colonialidade e decolonialidade de poderes e saberes.
As políticas públicas de juventude (PPJ) são um tema essencialmente multidisciplinar, cujas discussões em âmbito federal acontecem na Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os ministérios. A diversidade de definições conceituais e a transversalidade com a qual o tema é tratado torna complexa a tarefa de determinar os principais periódicos que discutem as PPJ, já que estes podem ser vinculados a diferentes disciplinas e instituições.