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O estudo apresenta uma pesquisa que relaciona juventude e as políticas públicas no Brasil a partir do Programa Projovem Adolescente. Contemplamos o termo juventude, discutindo a concepção plural do referido conceito, com o intuito de expor suas especialidades. Evidenciamos o jovem dentro de uma sociedade historicamente desigual, fazendo com que a vulnerabilidade social esteja cada vez mais em evidência como expressão da questão social.

O presente artigo faz uma breve análise sobre as novas demandas que passam a configurar o papel da escola, notadamente em comunidades violentas, discutindo a questão por meio de um estudo de caso e apontando que não se deve ratificar um preconceito do senso comum que afirma serem os jovens um problema.

Este artigo discute a percepção dos jovens do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal, que se encontram no final da medida socioeducativa de internação, sobre juventude, violência e trajetória escolar, problematizando o contexto de vida desses jovens e revelando suas condições juvenis. A pesquisa foi realizada em uma unidade socioeducativa de internação do Distrito Federal, com uma abordagem qualitativa e desenvolvida por meio de dois procedimentos que se complementam.

O artigo examina as interações entre as formas de educação não escolar e a educação escolar destinada a jovens de baixa renda no Brasil. São analisadas as concepções que estruturam os programas e projetos educativos destinados a jovens de baixa renda, marcando um modelo contemporâneo de ação pública para a juventude no Brasil.

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