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O presente estudo investiga de que maneira os processos de formação e socialização vivenciados por jovens em instituições religiosas influenciam suas trajetórias de vida e projetos de futuro. Indo além de espaços tradicionalmente explorados pela Sociologia da Educação, procura-se entender como certas instituições religiosas configuram-se em espaços educativos, com pedagogias e metodologias próprias, que podem ter influência nas escolhas (pessoais, profissionais, políticas etc.) dos jovens que delas participam, sem deixar de balizar o peso da religião em suas correlações com outras instâncias socializadoras, como a família e a escola, a fim de analisar como esses sujeitos estruturam seu agir no mundo.

Compreender os campos de sentido que dinamizam as experiências de jovens integrates de galeas ou grupos genericamente definidos como "gangues", enleados em atividades ilícitas e atos de violência, foi a motivação impulsionadora do presente estudo. De modo mais específico, centrei meu interesse nos modos de interação, práticas e valores desses jovens, instigada pela seguinte questão: que lugar a violência ocupa como campo propulsor de experiências nas suas vidas?

Este trabalho trata da experiência de jovens que encontraram nas linguagens do corpo e da música instrumentos de compreensão e de reinvenção de si e da realidade em que vivem. No contexto de Paracatu Minas Gerais, em que grandes projetos de desenvolvimento contrastam e colidem com uma rica histórica cultural, é através da dança afro, da capoeira e do teatro que esses jovens se encontram com as suas próprias histórias, as de seus antepassados e a de outros jovens.

Esta dissertação investiga a interação entre as incertezas do contexto socioeconômico, os labirintos decorrentes dos processos de transição para a vida adulta e as ausências de acesso à estrutura de oportunidades na inserção social de jovens que não trabalham nem estudam, frequentemente identificados como nem-nem. O objetivo deste trabalho é problematizar até que ponto a categoria nem-nem abarca, de fato, uma população em risco social.

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a participação das juventudes da Escola Estadual Cinira Carvalho. O objetivo geral foi analisar como acontece a participação das juventudes na Escola, considerando o viés da gestão democrática e participativa, focada no protagonismo juvenil.

Este trabalho de pesquisa pode ser identificado como um conjunto de esforços que visa levantar, registrar e tornar público, como se constitui a Educação Político-Estético da Periferia de Fortaleza, situado na Comunidade Poço da Draga; que é pejorativamente conhecida como “Favela do Baixa-Pau”, e tem como pano de fundo algumas reflexões sobre a cultura do olhar, objetivando investigar o modo o qual os sujeitos da periferia de Fortaleza, residentes na citada Comunidade, vêm a sociedade e são vistos por ela, na tentativa de construção da pertença, procurando situar esta Comunidade no contexto de uma discussão sobre periferia e cultura; para tanto, procura-se circunscrever o tema no bojo da dinâmica sociocultural contemporânea de Fortaleza.

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